segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Seria eu apenas um Fernão Capelo Gaivota


 
Ana Carla Portella



Às vezes escrever sobre Futebol é tão insano, uma mistura de sentimentos, como se fosse uma longa montanha russa de sensações.

Mas antes de qualquer coisa, para se escrever sobre qualquer coisa deve-se ler, ler muito, saber sobre os fatos, estudá-los, seus prós, contras, não ficar limitado a uma única opinião, nem mesmo que você participe e veja as coisas como acontecem.

Quando isso se trata de futebol, aí nem Drummond, Jobim e nem Fernão Capelo Gaivota que quase sozinho tentou mudar o mundo e depois o entender, teriam chance.

Meu Deus quanta falta de ética, de profissionalismo, não estou aqui pra defender nenhuma pessoa, nem acusar a outra, não fiz Direito, fiz jornalismo, tenham isso bem nítido em suas cabeças.

E ao contrário, as pessoas estão cada vez mais indefensáveis, mais hipócritas, mais caras de pau, se vendem por pouco, se vendem por muito, se vendem por tudo,se vendem por nada, parece loucura, mas essa é grande verdade.

Cada vez que tenho mais contato com os bastidores e o submundo do Futebol, mais nojo e asco eles me causam.

Pena que não adianta ficar contando o que acontece por lá e digo isso por três motivos básicos, três regrinhas simples:

1º Os dirigentes por mais boa vontade que tenham sempre estão condicionados não apenas às suas vontades e vão negar até a morte qualquer coisa que denigra a imagem deles, porque eles são perfeitos, fazem tudo certo e sempre o clube em primeiro lugar e se você insistir, pode deixar nas entrelinhas que podem te prejudicar profissionalmente, porque tem poder pra isso e fazem.

2º Os torcedores jamais acreditariam que a coisa é tão podre, pois o amor que eles sentem pelos seus Mantos Sagrados é tão Cego e Verdadeiro que não os deixaria ver e não quero ser responsável pelo final da Inocência de ninguém, chega a minha que infelizmente perdi.

3º Tenho certeza que ela é a pior e a que mais lucra com tudo, a Mídia “marrom”, ela é oficiosa, ganha muito, coloca notícias falsas na cabeça de todos, ri dos torcedores e de sua ingenuidade de comemorar ou chorar uma noticia, faz uma zona no jornalismo, a maioria nem estudou, nem tem diploma, denigre a imagem de quem trabalha sério e nunca é punida, nunca é punida porque nesse País o que vale é ” inventar pra lucrar” e tem sempre as costas quentes.

Tem hora que nem eu mesma sei por que ainda estou no Futebol, mas ai acho que a paixão dos tempos do Telê dos anos 80 me pegou de tal modo que mesmo com tudo isso não consigo largar.

Tem hora que me sinto uma gaivota que voa sozinha à procura pela ética, sonha com o profissionalismo do nosso amado Futebol.

Por mais que as coisas ruins predominem tem uma coisa que prevalece que é mais forte que qualquer outro sentimento, que vem de berço, de família, que você nasce com ela se você tem, não tem quem faça com que ela corra pro lado errado, não tem volta.

Sabe como ela se chama, sabe quem é ela?

A Liberdade, assim como Fernão Capelo Gaivota por mais que eu brigue, por mais que eu tenha nojo, eu tenho a Liberdade de escolher e eu Amo poder – Amar o Futebol.

25 comentários:

  1. Lindo texto Aninha! Belo desabafo!
    Por mais que eu não tenha vivido a época dos anos 80 e da era Telê no futebol, tenho saudades disso, sem brigas de torcidas, futebol arte e principalmente, sem essa politicagem que só suja nosso futebol atual. Uma pena que isso aconteça, e cada vez mais vai piorar e piorar. Hoje quem manda no futebol é quem tem mais dinheiro e não quem tem o melhor futebol.

    ResponderExcluir
  2. Oi Aninha...pois é verdade isso que você escreveu. Eu amo futebol, porem aquela paixão cega de torcedora acabou depois que conheci um pouco mais dos bastidores dos clubes, ouvir certas noticias da boca de quem realmente acompanha o time que amamos, e descobrir que aquilo em que acreditamos e espalhamos aos quatro ventos na verdade não é da forma que gostaríamos que fosse. Talvez seja esse o motivo de ter deixado de escrever sobre futebol. Acabou o encantamento sabe! Aquela aura ou mística que eu sempre pensei que existia na verdade so me decepcionou ainda mais, e o torcedor, por ser passional demais é a maior vitima sempre. Parabéns pelo desabafo! Mas não desista não, já basta a minha desistência!! Abraço e sucesso!

    ResponderExcluir
  3. Texto mais que perfeito, como sempre!
    Parabéns

    ResponderExcluir
  4. Aninha, gostei muito do seu post e até assino embaixo!
    Talvez sejamos os últimos românticos do futebol. Precisamos nos cegar para que a paixão pelo futebol não esgote. Infelizmente o que há por baixo do pano é uma grande duna de verdades asquerosas...

    ResponderExcluir
  5. Simplesmente 10!!!!!!!! Concordo com tudo o que vc escreveu aqui. Estou pegando raiva do fanatismo dos torcedores, que não querem enxergar a verdade que está bem na sua frente!!!
    Parabéns pelo texto, Aninha!!!!
    Adriana Moraes - @DrikaMM

    ResponderExcluir
  6. Siga seus princípios, sempre. Ética no futebol é para poucos. Não desista de trilhar este belo caminho, apesar de tudo.

    ResponderExcluir
  7. Oi Ana, primeiro, parabéns pelo blog.
    Segundo, admiro sua persistência de trabalhar no mundo do futebol. A sujeira nesse esporte é uma das razões por eu ter perdido uma boa parte do encanto por ele e ter privilegiado até agora um esporte que tem gente muito mais honesta no poder.
    Espero que o futebol sobreviva a esses vermes e continue sendo o esporte mais popular do mundo.

    ResponderExcluir
  8. O post tá ótimo Ana, parabéns ! Eu vou além: não é apenas o futebol que tornou-se esse negócio asqueroso. Parece que tudo que tínhamos de popular foi surrupiado do povo por pessoas que usam da paixão e da alegria para fazer dinheiro e outras coisas quaisquer, que eles desejam. Carnaval, esportes olímpicos... tudo tornou-se algo nojento, infelizmente. Mas prefiro acreditar que um dia essa sorte mudará, e ela depende de quem tem boa-fé (como você) não perca a esperança.
    Confio em você e no seu ótimo trabalho ! :)

    ResponderExcluir
  9. Ótimo texto vou passar pra minha filha que está no útimo ano de comunicação social.
    Arlete

    ResponderExcluir
  10. Olá Ana, concordo com quase tudo, mais precisamente com a primeira e a segunda regra que vc descreveu.
    Com a terceira, não é que discordo, mas como não vivo no meio jornalistico não posso ter a certeza de que essas coisas possam acontecer. Mas não discordo, onde há fumaça, pode haver fogo.

    Acho que realmente a profissionalização é um sonho distante, pra não dizer impossivel. Além do que você descreveu da sujeirada dos dirigentes dos clubes, é inadimissivel o que a confederação e as federações fazem com o futebol brasileiro. Bando de chupins, que não estão nem aí para a continuidade e a evolução do esporte.

    Se fossem sérios, o futebol brasileiro seria imbatível. É a mercadoria mais facil de ser vendida, tem o cliente mais fiel que possa existir. Nenhum lugar do mundo tem, no mínimo, 12 clubes grandes disputando o campeonato nacional.

    Eu, do mesmo jeito que você, sonho que isso um dia mude e que o nosso futebol possa ser visto de uma forma que dê orgulho à nós torcedores. Mas para isso, tem que haver uma limpeza geral em todas as partes envolvidas, com quebras de paradigmas e novas cabeças para gerir este que é o produto mais viciante e apaixonante que o mundo já viu.

    Parabéns pelo texto.

    Abraço,
    Clayson

    ResponderExcluir
  11. Belo texto, Ana.
    Já conhecia seu blog, acho que desde o início do seu trabalho sobre o Telê (Como faço pra ver?) e suas twitcams.

    Pelo que vejo, tenho uma opinião muito diferente em relação algumas pessoas. E isso independe de idade, de qualquer coisa. Não importa se seu ídolo é o Jordan, Carlinhos... Ou Ronaldinhos Gaúchos. Amor é amor e vasco-versa.

    Há alguns anos me infiltrei no mundo sujo (ou real) do futebol, mais especificamente do Flamengo. Mas, sinceramente, só sinto nosso do futebol, JAMAIS do Flamengo. Amo o Manto Sagrado, como você disse, amo a instituição, o Mais Querido, a história linda do Clube de Regatas do Flamengo, amo os ídolos do clube, a Nação... Não o futebol.

    Por isso vou no estádio apoiar por 90 minutos caras como Luxa, Léo Moura e Ronaldinho. Meu orgulho está sempre abaixo do meu amor ao FLAMENGO. Não me importa quanto de dinheiro está sendo desviado, quanto fulano ganha, quanto foi pago pro juiz... (não estou dizendo que isso ocorre). Na boa, apenas visto o Manto e entro em campo da arquibancada. O Flamengo me deu os melhores momentos da minha vida. Me mostra todos os dias que o amor existe. As pessoas que estão lá, vão passar. O que fica, SEMPRE, é o Clube de Regatas do Flamengo e essa Nação de 45 milhões de apaixonados. Isso é o que me importa.

    Enquanto houver amor ao Flamengo, a magia e história dele viverá. O homem é movido pela paixão e o Flamengo é meu carro-chefe. Independentemente do que acontecer, assim será enquanto eu viver.

    ********************
    Renato Croce (Alexi Lalas)
    http://flamanolos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Gostei, Ana!

    O que mais me enoja nessa relação corrupta do futebol não é nem a atuação dos dirigentes de clubes e federações, mas os pseudo-jornalistas que deveriam agir com isenção.

    Esses sim, se utilizam da mídia pra atender a interesses pessoais, tratando o público como verdadeiros idiotas.

    Por isso admiro seu trabalho, que é feito com independência e isenção, e acima de tudo, por amor ao esporte e à profissão.

    Parabéns! E continue sempre assim!

    ResponderExcluir
  13. "...Mas, sinceramente, só sinto nojo* do futebol..."

    Não revisei o comentário. rsrs Mas deu pra entender.
    E se tiver como ver o seu documentário sobre o Telê, me passa. Gostaria muito de ver.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  14. Apesar de que você não falou nada dos meus últimos textos no meu blog eu sempre que posso deixo algo aqui no seu. Ótimo texto Ana, acho que as pessoas que me criticavam no passado por eu falar a verdade pra elas, hoje estão com o mesmo pensamento que o meu. Acho que essa paixão por seus clubes as deixou ainda mais cegas como você mesmo falou no texto. Eu perdi toda essa paixão no ano de 2009 com aquela campanha ridícula que foi vinculada no final do campeonato brasileiro, eu sempre digo que o mundo é uma Skol, redondo, hoje estou por baixo de todos eles, mas amanhã estarei por cima e eles virão pedir desculpas. Quando eu falo que os culpados por acontecer certas coisas no futebol são alguns jornalistas, dirigentes e a mídia muitos não acreditam em mim, hoje lendo esse texto você conseguiu mostrar para alguns aqui que eu estava certo, mas quem sou eu né, afinal sou um mero corneteiro que sempre falou a verdade, mas ninguém nunca procurou saber o que realmente acontecia/acontece nos bastidores do futebol que é muito podre, mas como você nunca deixarei de acreditar que um dia possamos ter um futebol digno, lindo e sem tudo isso que vemos hoje. Michel Iunes radialista @michel_iunes blogdoiunes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Tem razão, Ana. O meio é muito corroído. Beijos, Marília Ruiz

    ResponderExcluir
  16. Realmente, você tem toda a razão no que escreveu. O futebol cada dia mais claramente aos nossos olhos se mostra num mundo de podridão e ganância onde o esporte e tudo aquilo que ele significa ficou para escanteio. Cada vez que leio pessoas, de caráter e profissionais como você batendo nesta tecla, me decepciono, mas amo o esporte futebol, amo o jogo nas quatro linhas, me emociono de forma quase infantil com uma bela jogada, com um belo gol e é isso e só isso que ainda me faz assistir futebol. Os bastidores, vão fazer com o futebol o que já fizeram com o boxe. Parabéns pela ousadia de colocar esse texto na rede.

    ResponderExcluir
  17. Você não está sozinha, Ana. Ética é algo que ficou nos livros, mas alguns de nós insistimos em usar. O jornalismo esportivo é tão porco que eu faço o meu trabalho, procuro fazer sempre mais e melhor, mas sinceramente, não suporto consumir o praticado pelos colegas. Não acesso blogs, sites, ouço poucos programas de rádio e procuro me informar apenas nas mídias mais sérias, que ainda encontramos, como o site da UEFA. Sabe de uma coisa? Essa sensação que já tinha e depois de muitos anos vivenciei no jornalismo esportivo fez com que eu me apaixonasse pelo futebol internacional, que também tem sua podridão revelada, mas parece ser uma podridão menos zoada, afinal, estou distante daquela realidade. Acompanhar a uma partida internacional me faz relembrar do distanciamento que eu tinha da prodridão do jornalismo esportivo, onde os direitos trabalhistas não existem, a concorrência no mercado é completamente desleal, o profissionalismo dá vez à camaradagem e a mentira vende como nunca vendeu. Enquanto isso, joga-se dinheiro público no lixo, consome-se mentiras que viram verdades e modificam o esporte como querem através das famosas "interpretações" dos árbitros. Se o futebol fosse para ser sério, já teriam mudado muitas regras e recursos para dirigí-lo dentro e fora de campo. Mas não, o futebol existe mesmo para alterar destinos óbvios de acordo com o interesse de uma minoria milionária e suja.

    ResponderExcluir
  18. Não foi de graça que parei de acompanhar diversos posts de setores da mídia esportiva.
    Parabéns ...belo texto !

    Eu gostaria de arrancar o "fanatismo" q ainda carrego pelo SPFC....
    Sou da época de Minelli,Cilinho,Tele "Eterno" .....acompanhei a transformação do meu Tricolor,é hoje é duro ver no q se transformou o futebol...
    abs !

    Wanderley Sanches

    ResponderExcluir
  19. Um texto com a genialidade do jogadores dos anos 80 e do mestre Telê! Concordo com tudo que você escreveu no desabafo! Infelizmente a temática do "importante são as quantidades de pageviews e não a credibilidade da notícia" assola o jornalismo brasileiro. E não acho que isso é falta do diploma. É falta de caráter mesmo, de ética e de comprometimento com o trabalho. Infelizmente, há jornalistas diplomados vendendo notícia e, como você disse, rindo da cara do torcedor, seja na TV, internet ou rádio.
    Mesmo não sendo formado em jornalismo (na verdade, bem longe da competência dos que trabalham de forma correta), estou com você nessa batalha, nesse teu vôo!
    Grande abraço e parabéns!

    ResponderExcluir
  20. Parabéns pelo texto Ana.

    Infelizmente é isso que acontece, muitas vezes me privo de saber certas coisas, mas como você disse realmente é nojo certas coisas dentro do futebol.

    É triste!

    Abraços

    ResponderExcluir
  21. Perfeito Ana!!!
    E isso não se resume apenas ao futebol/jornalismo...está em todos os lugares!
    Mas acho que hoje em dia não existam mais "inocentes" que acreditam em tudo por serem "puros"...muitos se fazem de "inocentes"..preferem acreditar pois sabem que o buraco é mais embaixo mesmo com a coisa toda escancarada na cara.
    Sempre houve isso desde que o mundo é mundo, o que mudou foi a falta de vergonha...a acomodação da massa (eu acredito que nem acomodação é mas sim desgosto...aquele sentimento de ser incapaz), hoje se joga a mer** no ventilador e nada acontece pois no final o que vale é o título na mão e a zoação com o rival. Honra, tradição e respeito já são artigos raros no planeta bola...o que é uma pena.
    E raros são aqueles que peitam isso...que acreditam que podem mudar e fazer a coisa da maneira certa, nesses eu acredito. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  22. Aninha assino embaixo de tudo que vc disse!!
    as vezes somos tão ingenuos porque não sabemos.
    o que acontece, no mundo do futebol!!
    tem horas que prefiro ficar sem saber porque
    a decepção seria muito maior!!
    Parabéns Ana, continue com a Liberdade de Amar
    o Futebol!! Bjss @maraspfc

    ResponderExcluir
  23. Realmente esporte e futebol virou tão negócio mas tão negócio que perdemos o gosto e as vezes desanimamos de fazer tal coisa e tal futebol!
    É complicado realmente e concordo com tudo o q vc falou!
    Abraço
    Igor
    meu blog: http://igoresportes.blogspot.com/ e no twitter quem quiser seguir meu blog é o @blogdoigor05

    ResponderExcluir
  24. Eu só acho que a gente deve seguir em frente, amando o futebol.

    Hoje ele é comandado por quem ama poder e níqueis. E enquanto existir aqueles que gostam de verdade, ainda há esperança para mudanças. Na cartolagem, na torcida e na imprensa.

    @rafaeltechima

    ResponderExcluir
  25. Um amigo, que também é da sua área, uma vez me disse: "Se você quer manter a magia em torcer, fique longe dos bastidores" Assim eu tenho feito, tem dado certo! rs
    Muito bom texto Ana.
    Bjs

    ResponderExcluir