terça-feira, 26 de julho de 2011

Telê você será pra Sempre


É até difícil começar quando é pra falar de alguém que a gente aprendeu a respeitar, amar, alguém que será pra sempre uma referencia de coisas maravilhosas.

Falar do Telê profissional e do Telê homem é quase a mesma coisa, pois os dois sempre andaram juntos, tiveram mais que misturados e formaram um só.

Hoje falar em futebol não tem como não lembrar, não tem como não citar o Telê, ele é exemplo de seriedade, ética e amor incondicional pela Bola, pelo passe, pelas finalizações, pela arte.

Ai que saudades do Futebol Arte, que ele tanto pregava, tanto exigia, tanto brigava e ele tinha toda razão, pois queria sempre o melhor pro esporte.

Hoje sinto falta de Telês, sinto falta daquele espetáculo, do toque de bola, da movimentação em campo, daquele sorriso quase que meio escondido, tímido que só ele tinha.

Telê tinha suas manias, seus defeitos, defeitos sim porque antes de tudo ele era humano, era um homem, pra mim muitas vezes nem parecia ser de carne e osso de tão mágico que era, mas era alguém como nós, mas que lutava pelo que amava.

Lembro de detalhes da Copa de 82 e 86 mesmo sendo nova ainda, já amava ver aquele time de astros em campo, tocado por um Maestro com toda perfeição da regência de uma orquestra. Chorei sim nas derrotas, mas não por elas, mas por ver um futebol tão lindo ficar de fora da premiação.

Os anos passaram e ai comecei a entender que mesmo com as derrotas aquela orquestra e aquele maestro eram reverenciados por todos e isso não tinha preço, mesmo sem o titulo ou a taça ele marcou a historia e isso nunca ninguém vai tirar.

Time vencedor também perde, mas marcam no coração e na lembrança das pessoas, esses eram os times do Telê.

Lembro perfeitamente da primeira vez que o vi pessoalmente, não consegui me mexer fiquei paralisada, parecia algo impossível chegar tão perto de quem sempre foi uma referência pra mim e pra muitos no Futebol.

Ele estava saindo do CT do São Paulo de carro, eu estava ali uma menina, ainda tava longe de entrar na faculdade de jornalismo, mas sabia que queria fazer algo pra perpetuar o trabalho daquele grande Mestre.

Telê acenou com a mão pra alguns torcedores, eu estava pro lado de dentro do portão, ele olhou e me disse um "olá", um olá mais que especial que jamais esqueci e toda vez que falo dele as lágrimas já correm pela minha face, mesmo que eu tente evitar.

Foram muitos momentos mágicos de ver o Telê, de saber do Telê, de estar na casa dele, nos seus lugares mais sagrados.

Tive muitos momentos maravilhosos como torcedora e devo a grande maioria a ele Telê Santana, mas tem algo que bateu mais fundo que marcou minha vida, meu coração, minha alma pra sempre. Foi poder falar de Telê, contar sobre ele e tentar garantir que as futuras gerações sempre saibam da sua importância, do seu amor incondicional ao futebol.

Não tivemos patrocínios pro documentário, tivemos muitas dificuldades, pensei varias vezes em desistir, muitas pessoas colocaram barreiras pra que ele fosse finalizado, mas ele foi, está ai e isso me orgulha demais.

A emoção de ter conhecido sua historia ao fundo, de conhecer pessoas que conviveram com ele, de sentir um pouco dessa historia, ninguém jamais vai poder me tirar.

Alguns tentaram comprar essa ideia, mas ela nunca teve ou terá preço.

Eu hoje agradeço mais do que tudo ter conseguido passar um pouco do foi Telê Santana pras pessoas.

Telê pra mim é alma, futebol, amor e pra sempre será o Mestre

Saudades eterna de quem tive a honra de deixar registrado um pouco de seu legado, do seu amor, só peço a Deus que ilumine um pouco a cabeça das pessoas que dirigem o Futebol lembrem-se do Telê e tenham pelo menos 10 % do amor que ele tinha.


Telê meu Mestre, meu Ídolo, meu grande Exemplo pra todo sempre a você só tenho que agradecer.


2 comentários:

  1. De verdade,falta gente de caráter nesse mundo e um caráter estilo Telê principalmente e não é só no quesito seleção brasileira não,mas na nossa vida também.Pessoas que não esquecem da gente e não são esquecidas por suas atitudes e seriedades puras!
    Belíssimo Texto e de quem teve a chance de conhcecê-lo!
    Abraço
    Igor
    e Parabéns Telê!
    Meu blog de esportes: http://igoresportes.blogspot.com/ e no twitter @blogdoigor05 e telê merece respeito sim!

    ResponderExcluir
  2. Ai amiga, o que falar do Telê? Como costumamos dizer, foi ele quem nos uniu e possibilitou essa amizade tão bonita que existe entre nós.
    Telê é exemplo. Assim como você, aprendi muito com ele. Entendo perfeitamente a sua emoção ao falar dele.
    Faltam, não apenas no futebol, mas em todos os setores, pessoas como Telê, pessoas que tenham a sua dignidade, persistência, caráter...

    Valeu Mestre - #Tele80anos

    ResponderExcluir